Quem sou eu

Minha foto
Castanhal, Pará, Brazil
O mestre é aquele que ensina com amor; que renova as esperanças, que reanima a alma, que reaviva a emoção; que dar um novo sentido a vida.

TEXTO PARA REFLEXÃO:JESUS E O JUMENTINHO

Momentos antes de Jesus entrar em Jerusalém chamou dois de seus discípulos e disse: "Ide à aldeia que está mais aí a frente, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o. E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? Assim lhes direis: Porque o Senhor há de precisar dele".
Indo, acharam o animal como Jesus havia dito e, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho? Eles responderam: O Senhor há de precisar dele. Trouxeram-no a Jesus, lançando sobre ele as suas vestes e puseram Jesus em cima. E, indo Ele, estendiam no caminho as suas vestes.
Quando já chegavam perto do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor, Paz nos céus, e Glória nas alturas!" (Lucas 19:28-38).
Bem!Existe uma certa história sobre esse jumentinho que diz que quando ele voltou para casa, chamou a mãe e disse: "Mãe! Eu fui a Jerusalém e quando lá cheguei todos me aplaudiram, me davam louvores e até me chamavam de Rei!!!!".
No outro dia, o jumentinho todo alegre e cheio de si resolveu voltar a Jerusalém para receber mais elogios. Chegando lá, parou na entrada da cidade e ficou esperando que as pessoas o notassem mais ninguém o fez. Resolveu então ficar no meio do caminho mas as pessoas o xingaram pedindo-lhe que saísse da frente. E , por fim, tentou chamar a atenção de alguém e acabou sendo chicoteado. Triste e decepcionado, voltou para casa e disse à sua mãe: "Mãe, hoje não foi como ontem, pois ninguém me deu atenção, nem me chamaram de rei e acabaram até me batendo! O que será que aconteceu?"
Sua mãe então respondeu: "Ora meu filho, sem Jesus você não passa de um jumentinho!"
A moral dessa história é bem fácil de ser entendida!
Quando o jumentinho tinha nele Jesus as pessoas se aproximavam, se alegravam e se admiravam não dele, mas de quem estava nele, pois quando ele não estava mais com Jesus ninguém mais o notava.
Assim também aconteceu conosco, pois da mesma maneira que Jesus escolheu aquele animal para estar nele e fazer a diferença no meio de todos, assim também Ele nos escolheu para entrar nos nossos corações e nos fazer diferente! As conseqüências disso é que muitos se aproximam, se alegram e se admiram não de nós, mas do Cristo que está em nós. Pois Ele mesmo disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada" (João 14:23).
Vivemos em um tempo em que muitas pessoas têm admiração por Jesus e suas palavras, mas servem a Deus apenas de lábios achando que ir a igreja aos domingos é o suficiente para estar bem com Deus, não é isso que Jesus quer de nós! Ele disse que devemos renunciar as nossas vontades, tomar a nossa cruz e o seguirmos. Essas são atitudes difíceis de serem tomadas, se fossem fáceis, todos seguiam a Cristo.
Ainda que seja um homem rico ou pobre, negro ou branco, com ou sem nenhuma cultura, do mais íntegro ao mais pecador, Jesus o chama para fazer nele morada, pois mesmo com dinheiro, diplomas, beleza ou fama, sem Jesus todos nós não passamos de um "jumentinho".
                                                                                                                      Igor Jonilli

Augusto Cury

"Alguns homens tem títulos de doutores, mas são meros reprodutores de conhecimento que repetem o que estudaram e o que os outros produziram. Precisamos de poetas da vida, engenheiros de novas idéias. precisamos supreender as pessoas e ajudá-las a mudar os alicerces de sua história, assim, como Jesus fez com os seus discípulos". Texto extraído do livro O mestre do amor, pg. 22, 2006.